A História da Canoagem

By 03 October 2022

Um dos esportes mais curiosos é a canoagem, já que foi tido como um hobby em muitos locais ou até mesmo como uma forma de locomoção por alguns povos e agora temos uma série de modalidades impressionantes que incluem esta pequena embarcação que permite uma série de aventuras aquáticas.

Afinal, no Brasil este é um esporte considerado um hobby de fim de semana, muitos adeptos de esportes radicais gostam de se aproveitar de grandes cachoeiras e corredeiras para testar as suas habilidades na água e desafiar a morte para sentir um alto nível de adrenalina que só um esporte como este pode proporcionar.

Mas, até mesmo estes adeptos à canoagem não sabem qual é a origem do esporte, coisa importante para se valorizar algo que está tão inserido em nossa sociedade. Por isso, nós do Aguasbravas.net trouxemos aqui um pequeno resumo de como a canoagem surgiu e como se popularizou em seus anos de existência.

Como surgiu a canoagem

Como surgiu a canoagem?

Não se sabe exatamente onde a canoagem surgiu, já que canoas pequenas foram utilizadas por povos em diversas partes da história da humanidade, nem sempre como um esporte, porém como um meio de transporte que servia para subsistência de povos.

Mas, muitos especialistas concordam que a canoagem como a conhecemos nasceu na região da Groenlândia, onde os esquimós utilizavam canoas artesanais feitas de madeira por suas próprias mãos para a locomoção em rios e mares congelados, assim podendo pescar ou até mesmo fazer trabalhos para a comunidade e, mesmo que existam registros de antepassados utilizando embarcações parecidas, os esquimós têm maiores provas históricas.

Afinal, são diversos relatos incompletos encontrados em toda a história humana que indica a utilização de canoas, ou uma embarcação curta muito parecida, de diversos materiais diferentes que era utilizada para fins diversos, de acordo com a necessidade de cada povo ou cultura.

Mas, nenhuma pôde ser considerada como uma origem correta, já que faltam provas e em alguns casos estas embarcações não eram utilizadas da mesma forma que utilizamos atualmente ou no próprio esporte.

Como um esporte devidamente registrado, a canoagem tem um tempo de vida menor do que outros esportes tradicionais, já que os primeiros registros são de 1936, quando a canoagem foi incluída como um esporte olímpico e ganhou espaço nos jogos olímpicos da Alemanha com diversas categorias.

A canoagem sprint é a principal categoria do esporte e foi a escolhida para fazer parte como esporte olímpico nas Olimpíadas da Alemanha em 1936. Mas, através dos anos, outras categorias da canoagem também começaram a ser inseridas em categorias olímpicas, como a canoagem slalom que foi inserida nas Olimpíadas de Munique, mas teve um futuro conturbado, já que ficou de fora nas seis edições seguintes.

Até hoje, a canoagem sprint está ativa e é um dos esportes inseridos dentro das olimpíadas, inclusive em 2016, o Brasil ganhou três medalhas olímpicas, duas de prata e uma de bronze em diferentes categorias, e em 2021 nas Olimpíadas de Tokio o país também ganhou uma medalha de ouro em uma das categorias importantes de canoagem.